Piquenique FAZ Bem

  A Associação Fortaleza Azul-FAZ se reuniu ontem na Área Verde da Unifor para realizar um piquenique junino. … Saiba Mais

Final de ano. Novos projetos e objetivos para um novo ano que se iniciará.

Nessa época também é que acontecem as matrículas de alunos novatos nas escolas. Geralmente, as famílias escolhem a escola por proximidade da residência; por identificação com a proposta/metodologia da instituição; dentre outros motivos. Mas para muitas famílias que têm filhos com autismo essa época é difícil. Muitas escolas visitadas, muitos “nãos” recebidos. Parece que a escola faz um “favor” aceitando matricular esse aluno. Não! Educação não é favor! É direito de todas as crianças e adolescentes. É obrigação do gestor acolher, matricular e se preparar para oferecer ensino a TODOS os alunos!

Como os gestores sabem que não podem negar o acesso (caso tenha a vaga na escola), eles dificultam, fazendo uma “negativa disfarçada”: anotam o nome e telefone da família e dizem que vão retornar (e nunca retornam); fazem avaliações comuns a todos os alunos (sem respeitar as especificidades desse aluno); “orientam” as famílias que procurem escolas menores, com mais experiência em inclusão; assumem que não estão “preparados” para educar esse aluno com deficiência. E as mais variadas desculpas que se possa imaginar. Há também desculpas mais elaboradas, como:”todas as vagas de inclusão estão preenchidas”.… Saiba Mais

Associação Fortaleza Azul ingressa com Ação Coletiva contra a Unimed Fortaleza

Diante de tantas dificuldades relacionadas à prestação de serviços enfrentadas  pelos usuários da Unimed Fortaleza, a FAZ ingressou judicialmente contra o plano representando as famílias associadas.

 
Requeremos somente o que é de direito dos nossos filhos e filhas enquanto clientes do plano de saúde: tratamento especializado e contínuo. Assim, solicitamos:
– Credenciamento de novas clínicas e profissionais especializados nas terapias indicadas pelos médicos;
– Não limitação do número de sessões realizadas;
– Cobertura total de ABA;
– Acompanhamento domiciliar para casos onde haja necessidade;
– Credenciamento de clínicas e/ou profissionais que atendam autistas nas fases pré-adolescência, adolescência e adulta.
 
 
Dr. Jorge Frota, advogado que representa a FAZ na ação coletiva, afirma: “Os pedidos feitos pelas famílias da Associação Fortaleza Azul, possuem embasamento jurídico e jurisprudencial pertinente, e não há inovação jurídica no pleito, acredito pela total procedência da ação  pelo juízo competente, visto que o poder judiciário cearense encontra-se atento às diversas ilegalidades perpetradas pelos planos de saúde ao longo dos anos, principalmente no tocante às pessoas com deficiência, como são, por exemplo, o grupo classificados com transtorno do espectro autista -TEA”.
 
Já na próxima quarta-feira, dia 23 de maio de 2018, acontecerá a primeira audiência entre as partes no Fórum Clóvis Beviláqua.